Em visita ao município, secretário de saúde de MS, Carlos Coimbra, anunciou a ampliação do repasse ao Hospital Regional em mais de R$ 125 mil mensais e aporte de R$ 70 mil para o Hospital de Amor

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia garantiu junto ao governo de Mato Grosso do Sul mais recursos para dois hospitais públicos de Nova Andradina. A nova parceria vai contemplar o Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba com a ampliação no valor do repasse em R$ 125 mil, totalizando 500 mil mensais para custeio. Já para o Hospital de Amor, o aporte financeiro será de R$ 100 mil mensais, sendo R$ 70 mil repassados pelo governo estadual e R$ 30 mil pela Prefeitura Municipal.

João Cláudio

A boa notícia foi confirmada nesta quarta-feira (17), no gabinete do Paço Municipal, pelo secretário de estado de saúde, Carlos Coimbra, que esteve no município para visitar obras do Hospital Regional e conhecer a estrutura física do Hospital de Amor, unidade de prevenção e diagnóstico de câncer de Nova Andradina.

Além do chefe do poder executivo municipal, uma comitiva formada por diversos secretários municipais, vereadores Ricardo Lima, Amarelinho, Sandro Hoicci, Roberto Pereira, Wilson Almeida, Deildo Piscineiro, Joana Darc Bono Garcia, Antonio Thomaz, coordenador regional do governo de MS, Marcio Andrade (Pezão) e lideranças políticas locais como o diretor geral do Hospital do Amor, Ademar Capuci e o diretor do HR, Nelson Custódio da Silva acompanharam a agenda política do secretário durante todo o período da manhã.

João Cláudio

Segundo informações do gestor, Carlos Coimbra, a nova parceria entre município e estado vai permitir um avanço nos serviços de saúde beneficiando a população de Nova Andradina e região. “Hoje temos um convênio com o HR para o financiamento dos leitos de UTI, no valor de R$ 426 mil mensais, e mais R$ 375 mil mensais repassados para o custeio de serviços. Agora, serão mais R$ 125 mil por mês para esta finalidade. Além disso, o Hospital de Amor realiza um grande trabalho na região e, junto com a Prefeitura, para melhorar e ampliar os serviços prestados, vamos investir R$ 70 mil nesta unidade de prevenção e tratamento de câncer”, anunciou o secretário de saúde.

João Cláudio

Outros assuntos também foram pautados durante a visitação às obras de construção da UTI Neo-natal e UTI Intermediária do Hospital Regional e também as dependências do Hospital de Amor como a habilitação dos leitos da UTI junto ao Ministério da Saúde, a abertura de um centro de hemodiálise no município, entre outras melhorias para a saúde de Nova Andradina.

“Com o apoio do governo federal, do prefeito Gilberto Garcia e do governo do estado vamos viabilizar essas conquistas, que acarretarão na transferência de recursos federais para o custeio desses serviços, melhorando ainda mais a saúde da população”, garantiu Coimbra.

Ao oficializar os novos convênios com o governo de MS, o prefeito Gilberto Garcia agradeceu a parceria do estado não apenas na ampliação e melhoria dos serviços de saúde, como também investimentos em outras áreas como a habitação, saneamento básico, infraestrutura e educação.

“A parceria do governo estadual tem feito a diferença em Nova Andradina, com investimentos em obras estruturantes na área da saúde e da infraestrutura, projetos habitacionais como o Lote Urbanizado, que realizam o sonho da casa própria de dezenas de famílias, além da construção do anel viário, viabilização do aeroporto municipal e a pavimentação da avenida Dilson Casarotto, em Nova Casa Verde. São projetos que vão consolidar Nova Andradina como polo regional de desenvolvimento, gerando mais empregos e qualidade de vida para a população”, declarou o prefeito.