Ação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social visa conscientizar e proteger à população contra a Covid-19.

William Gomes

Por determinação do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) iniciou a distribuição gratuita de máscaras artesanais faciais para a população de Nova Andradina. O ponto de distribuição está situado em frente à agência da Caixa Econômica Federal.

A ação educativa reforça o combate ao coronavírus e pretende conscientizar e proteger as pessoas que estão circulando em vias públicas sem a proteção, evitando assim a propagação do vírus.

Segundo a secretária Julliana, foi graças as inúmeras doações que têm sido possível fazer essa distribuição gratuita a quem realmente precisa.

“Desde o início da pandemia estamos recebendo doações de várias empresas, de voluntários, instituições como o Ministério Público, Justiça do Trabalho, grupos de ciclismo e até mesmo pessoas físicas. Nossa cidade é realmente abençoada. Tem muita gente boa no mundo. Deus abençoa muito e põe sempre sua mão para não faltar nada, e eu agradeço todos os dias. Agora espero que todos usem máscara e se protejam”, declarou a titular da Semcias.

William Gomes

A estratégia é evitar a aglomeração de pessoas, bem como garantir a entrega sempre que a equipe da Semcias depararem com algum cidadão sem máscara nestes locais.

Além da população que circula nas vias, as máscaras estão sendo entregues às famílias referenciadas no CRAS, CREAS, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, postos de saúde, setores do poder público municipal, moradores de assentamentos, entre outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Vale lembrar que o uso de máscaras de tornou obrigatório no município com a publicação do decreto 2.555, de 17 de junho. A partir de segunda-feira (22), essa determinação passa a ser válida em todo o território estadual.

Doação de máscaras

Ajudar a quem precisa em momentos de crise é uma atitude necessária. Com o coronavírus, algumas pessoas não têm condições financeiras para comprar equipamentos de proteção ou não sabem da importância do uso para evitar a propagação do vírus.

Somente nas últimas semanas, milhares de unidades foram entregues nas mãos do prefeito Gilberto Garcia por diretores e representantes de instituições como Ministério Público, Promotoria de Justiça, Justiça do Trabalho, Acina, Frigorífico JBS, Lyons Clube, Rotary Clube, Usina Laguna, Usina Santa Helena, Royal Park Empreendimentos, Pata de Onça, além do trabalho voluntário de costureiras.

Uso das máscaras de tecido

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Também é importante lembrar que o uso de máscaras não dispensa a lavagem periódicas das mãos nem a higienização com álcool em gel ou 70%.

As máscaras de tecido devem ser substituídas a cada período de cerca de três horas ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. Quem tiver sintomas gripais, deve trocar antes. Elas devem ser trocadas também sempre que apresentarem sujeira ou umidade;

A máscara suja não deve ser colocada no bolso nem no mesmo saco plástico de uma máscara limpa. É necessário colocar e retirar a máscara segurando-a pelo elástico, evitando colocar as mãos no pano em frente ao nariz; antes de colocar e ao retirar a máscara, lave bem as mãos.