Iniciativa é mais uma ação visando efetivar a política municipal de saúde preventiva e à melhoria das condições de trabalho dos agentes

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia entregou nesta sexta-feira (30) os novos uniformes para os agentes comunitários de saúde que atuam na zona urbana e rural de Nova Andradina e Nova Casa Verde. A iniciativa é mais uma ação visando efetivar a política municipal de saúde preventiva e à melhoria das condições de trabalho dos agentes.

Na oportunidade, Gilberto anunciou ainda que o governo municipal adquiriu 61 tablets para utilizar na execução da Estratégia Saúde da Família, programa E-SUS, do Ministério da Saúde.

"Sabemos da importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde como estratégia fundamental na nossa política de saúde preventiva. Além disso, estamos melhorando as condições de trabalho desses profissionais com a distribuição de novas camisetas e bolsas para que executem suas tarefas com maior conforto, comodidade e segurança”, afirmou Garcia.

João Cláudio

Nova Andradina tem, atualmente, 55 agentes comunitários de saúde, atuando na zona urbana e rural. Foram adquiridas 232 camisetas de gola redonda, manga curta, com recursos do governo federal da ordem de R$ 5.827,40, e 57 bolsas com recursos da ordem de R$ 3.514,00.

O secretário de saúde, Arion Aislan, destaca que a administração municipal está trabalhando sempre focada na melhoria da saúde das famílias nova andradinenses e pensando também no bem estar dos funcionários.

"O agente comunitário de saúde é o porta-voz da população. No sistema de saúde, é este profissional quem faz o elo entre a Prefeitura e a comunidade. Além do mais, a execução do Programa Saúde da Família (PSF) só é possível através do agente comunitário", disse o secretário.

João Cláudio

O uniforme entregue, além de padronizar a vestimenta e proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes, dará também mais credibilidade e confiança junto aos moradores que recebem as visitas domiciliares.

“Os profissionais poderão ser identificados imediatamente pela população, o que facilita o trabalho e também dá segurança às famílias, que saberão com certeza que são os profissionais da Saúde que estão em suas casas”, encerra Arion, agradecendo a todos os agentes pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

Participaram da solenidade também a primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, agentes comunitários e outros servidores ligados à saúde de Nova Andradina. Ao final da cerimônia, o prefeito entregou, simbolicamente, duas camisetas e bolsas para as funcionárias Marcia, que atua na ESF Vila Beatriz, e Maria Lucia, da Morada do Sol.