Dia de prevenção à saúde disponibilizou consultas médicas em diversas especialidades, exames preventivos, palestras, corte de cabelo, entre outras atividades destinadas aos produtores rurais

William Gomes

Sábado, dia 23 de novembro de 2019, foi um dia dedicado a prevenção à saúde do homem e da mulher no campo em Nova Casa Verde.

O prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, o secretário Arion Aislan, vereador João Dan e o enfermeiro da ESF Casa Verde, Herlon Ricardo Gambarim Santos estiveram presentes na cerimônia de abertura juntamente com representantes do Sindicato rural e do SENAR/FAMASUL, parceiros nesta ação.

William Gomes

Desde o início da manhã, a equipe de profissionais da rede municipal de saúde, médicos, dentistas e voluntários neste programa realizaram um total de 652 atendimentos gratuitos aos moradores da zona rural de Nova Andradina, Nova Casa Verde e assentamentos.

Gilberto Garcia agradeceu a todos os voluntários e parceiros envolvidos na realização deste verdadeiro mutirão de saúde destinado a comunidade do distrito. “Tenho um carinho e um respeito muito grande pelos nossos produtores rurais. Sabemos que muitos esquecem até de cuidar da sua saúde porque levam cedo e trabalham de sol a sol para sustentar sua família. Então, esta ação é uma oportunidade para verificar como anda a saúde, colocar os exames e as vacinas em dia”, comentou o prefeito.

William Gomes

De acordo com o secretário Arion Aislan, as ações tiveram como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, o diagnóstico precoce, a prevenção do câncer do colo do útero, câncer de próstata, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde do homem e da mulher rural. “As parcerias foram fundamentais para o desenvolvimento de eventos de caráter social, de educação em saúde para a promoção de hábitos de higiene pessoal, prevenção de doenças e, consequentemente, mudanças de atitudes para uma vida mais saudável”, frisou o titular da saúde de Nova Andradina.

Entre os procedimentos disponibilizados estão consultas com urologistas, dermatologista e ginecologista, exames preventivos, testes rápidos, saúde bucal, palestras e vacinas (Veja abaixo o relatório geral de procedimentos realizados).