O Programa Saúde na Escola (PSE) tem transformado a rotina de estudantes da rede pública de Nova Andradina, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Desenvolvido pelas equipes II e III da Unidade Básica de Saúde do Centro, o programa já impactou a comunidade escolar da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, por meio de ações preventivas e educativas que abrangem saúde física, emocional e sexual.
Na 1ª Etapa, foram realizadas avaliações antropométricas para identificar casos de magreza acentuada, sobrepeso, obesidade e obesidade grave. Os alunos que apresentaram alterações foram encaminhados para avaliação nutricional, essencial para prevenir riscos à saúde e o desenvolvimento de doenças como desnutrição, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Além disso, os profissionais de saúde aplicaram vacinas e abordaram temas importantes para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Também foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, bem como aferição da pressão arterial dos estudantes.
A 2ª Etapa do programa incluiu palestras educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, higienização e saúde bucal, oferecendo aos jovens informações essenciais para escolhas conscientes em relação à própria saúde.
Segundo as enfermeiras Cláudia de Souza e Eveliza Fontanette, responsáveis pelo PSE, “é fundamental que os estudantes adolescentes recebam orientações sobre sexualidade e cuidados, especialmente porque muitos iniciam a vida sexual precocemente, aumentando o risco de infecções, gravidez indesejada e impactos emocionais negativos”.
O Programa Saúde na Escola reafirma a importância da integração entre profissionais da saúde e da educação, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável e contribuindo para o desenvolvimento pleno dos estudantes de Nova Andradina.

