Com o slogan ” Tabaco e Saúde Pulmonar”, campanha tem o objetivo de alertar quais são os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabaco

Com o objetivo de dar oportunidade aos fumantes que desejam parar de fumar, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa Nacional de Controle do Tabagismo em todas as Unidadess Estratégia Saúde da Família (ESFs).

De acordo com a Coordenadora de Ações Programáticas e Coordenadora Municipal do Programa de Controle do Tabagismo, a enfermeira, Rosenilda Alves, o programa ampara gratuitamente os fumantes com tratamento de terapia em grupo, além do auxílio medicamentoso e adesivos de nicotina prescritos pelo médico, se houver necessidade.

“As pessoas que tem o desejo de abandonar o vício devem procurar a sua ESF para orientação. Os grupos são formados por no máximo 15 pessoas, com duração de um ano.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde). Em alguns momentos, outros profissionais da saúde também são convidados a dar apoio.

A criação de novos grupos acontece a cada 04 meses, sendo 03 grupos formados por ano, em cada ESF.

“É importante manter a saúde pulmonar para que tenhamos a saúde de todo o organismo, assim melhorando a qualidade de vida e a longevidade. Se você é fumante e deseja parar de fumar, procure sua ESF e se informe!”, alerta a enfermeira Rosenilda.

31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes relacionadas ao tabagismo, informando o público sobre os perigos do uso do tabaco e das ações de controle e tratamento dos usuários fumantes.

Com o slogan ” Tabaco e Saúde Pulmonar”, a campanha deste ano tem o objetivo de alertar quais são os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabaco, seja ativo ou passivo. De acordo com a OMS, a exposição direta ou indireta ao tabaco tem as seguintes consequências: Câncer de Pulmão, Enfisema Pulmonar, Bronquite Crônica, Asma, complicações da Tuberculose e a poluição do ar.

Como funciona o programa nas ESFs

Os grupos são formados por no máximo 15 pessoas, com duração de doze meses, sendo realizados da seguinte forma:

1º mês: 4 sessões, sendo 01 por semana;

2º mês: 2 sessões quinzenais;

3º mês: 01 sessão mensal e

Do 4º ao 12º mês: as sessões podem ser mensais ou trimestrais, dependendo de cada situação.

Nas quatro primeiras sessões, são distribuídos semanalmente aos participantes, o “Manual do Participante”, onde são trabalhados os seguintes temas:

“Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”

“Os primeiros dias sem fumar”

“Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar”

“Benefícios obtidos após parar de fumar”