Cerca de 200 pacientes estão sendo todos assistidos e acompanhados, com consultas e exames realizados para o controle do vírus HIV no município

Foto: Divulgação internet

Em 27 de outubro de 1988 foi instituído o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids pela Assembleia Geral da ONU e pela Organização Mundial de Saúde. Para marcar a data, relembrar as lutas e todas as conquistas na resposta global ao HIV, campanhas de conscientização são realizadas em todo Brasil.

Nova Andradina conta com o Serviço de Atenção Especializada – SAE, dedicado ao atendimento humanizado de pessoas com HIV/AIDS. Neste local, são realizados exames diagnósticos e de monitoramento, consultas médicas e de enfermagem, avaliação e acompanhamento clínico com psicólogo e assistente social, bem como distribuição da medicação específica para o tratamento da AIDS.

Este serviço é referência para a microrregião atendendo pacientes de Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema e Angélica. Atualmente, estão cadastrados cerca de 200 pacientes, sendo todos assistidos e acompanhados, com consultas e exames realizados periodicamente para controle do vírus HIV.

Além disso, a rede municipal de saúde de Nova Andradina oferece o teste rápido para diagnóstico de HIV/AIDS em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família, Clínica da Mulher e Hospital Regional.

O SAE é parceiro, junto com outras unidades do SUS do município e região, no controle de transmissão e tratamento do HIV e outras ISTs e mantém seu compromisso com a população de que mesmo com a pandemia pelo novo coronavírus, é de extrema importância que se faça o diagnóstico o mais precocemente possível, a fim de evitar as severas complicações causadas pela AIDS, melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem com esse diagnóstico.

Procure a unidade de saúde de seu bairro e faça o teste.