Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

No próximo mês, o SAE promove capacitações sobre Profilaxia Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais aos profissionais de saúde da microrregião de Nova Andradina

Cb image default
Divulgação

A equipe multidisciplinar do Serviço de Atenção Especializada – SAE de Nova Andradina está desenvolvendo várias ações nesta semana que antecede o carnaval com objetivo de fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

No dia 19, as atividades se concentraram no curtume Viposa, onde foram realizados testes rápidos, orientação e distribuição de preservativos, atendendo 20 trabalhadores.

Nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, serão atendidos participantes do Projeto Projovem no período vespertino, através de uma parceria com as ESFs Vila Operária e São Vicente.

Ainda em alusão ao Carnaval, o SAE promove capacitações sobre Profilaxia Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais aos odontólogos, bem como auxiliares e técnicos nesta categoria, no decorrer do próximo mês. Também serão capacitados os profissionais de saúde da microrregião, que contempla Batayporã, Ivinhema, Taquarussu, Angélica, Anaurilândia e Novo Horizonte do Sul.

De acordo com a coordenadora do SAE, a enfermeira Vanessa Monteschio, essas iniciativas são de extrema importância para que as informações sobre prevenção das ISTs, Hepatites Virais e HIV sejam estendidas a toda a população novaandradinense, evitando, assim, novos casos desses agravos.

Dados atuais:

Nova Andradina é referência no tratamento de HIV/AIDS para os municípios da microrregião, atendendo pacientes de Batayporã, Anaurilândia, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Angélica e Taquarussu.

O SAE, até o mês de fevereiro de 2020, acompanha cerca de 150 pessoas vivendo com HIV/AIDS, estando todos em uso dos medicamentos e monitorados através de exames específicos, viabilizando o tratamento personalizado com o objetivo de negativar a quantidade de vírus ativo no organismo do paciente.