Com o tema “Diga Sim a Vida”, Campanha Setembro Amarelo terá concurso de frases, blitz, palestras, capacitações e assinatura do termo de adesão das escolas

Fotos: João Cláudio

Nova Andradina deu start as ações do “Setembro Amarelo”, mês internacionalmente dedicado às campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio.

A primeira atividade foi realizada nesta manhã de terça-feira (27) com uma capacitação destinada à equipe de agentes comunitários e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde e compõem a rede de cuidados. O objetivo é melhorar o atendimento prestado às pessoas com ideação suicida ou que já tenham tentado contra a própria vida.

A programação contou com palestras ministradas pela coordenadora de atenção especializada, Graziela Braz da Silva e o psicólogo Carlos Augusto Simões. A primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia e o secretário Arion Aislan estiveram presentes na abertura do evento.

Para o secretário Arion, Nova Andradina tem levado muito a sério a prevenção do suicídio. A maior demonstração disso é a grande participação das instituições em mais essa campanha.

“O tema suicídio ainda é considerado um assunto delicado e complexo de se abordar, já que o mesmo envolve várias questões, mitos, tabus e o conhecimento de fatores de risco. O Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudar esse cenário, isto é, de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o tema”, alerta o titular da saúde.

Fotos: João Cláudio

O lançamento oficial da Campanha Setembro Amarelo 2019 - “Diga sim a Vida” será realizado na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro, na Câmara Municipal, às 19 horas. Na oportunidade será efetuada a assinatura do Termo de Adesão das Escolas ao projeto “Setembro Amarelo vai à Escola”. Na mesma data, está prevista uma reunião no gabinete do Paço Municipal com a presença do prefeito Gilberto Garcia e de todos os parceiros envolvidos.

As iniciativas terão continuidade durante o mês com blitz, palestras e capacitações voltadas aos profissionais da saúde, policiais militares e rede de atendimento (poder judiciário e assistência social – CREAS e CRAS), realização de oficinas em saúde mental e o desenvolvimento de atividades educativas nas escolas.

A campanha culminará no concurso de frases e envolverá escolas da rede municipal, estadual, particular e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), firmando uma parceria entre Coordenadoria Regional de Educação (CRE-9), a Rede Particular de Ensino e Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Fotos: João Cláudio

“Pelos números oficiais, são 32 suicídios por dia no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Por esse motivo é fundamental tratar desse tema dentro das escolas”, informa a gerente de assistência à saúde, Simone Marega.

Concurso de frases

O objetivo é incentivar os estudantes a prática da leitura e expressão escrita, estimulando a criatividade e criticidade dos estudantes, alertando-os a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção com ações de conscientização e valorização a vida.

As inscrições serão realizadas no período de 02 a 25 de setembro. O concurso é divido em 02 categorias: Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º anos), EJA/AJA (Ensino Fundamental II) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), EJA/AJA (Ensino Médio).

Anexo a programação completa do Setembro Amarelo