Coordenado pelo Conselho e Secretaria de Saúde do município, evento será realizado nesta quinta-feira (23), a partir das 7h, no Centro de Convenções.

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, divulga a programação da 9ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada no Centro de Convenções de Nova Andradina, nesta quinta-feira, 23 de março.

A participação é aberta para todos os cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde. Para as pessoas interessadas em participar, o credenciamento poderá ser feito a partir das 7h, na recepção do Centro de Convenções.

A conferência municipal é a primeira das etapas rumo ao evento nacional, e neste ano vem com o tema “Amanhã Vai Ser Outro Dia, garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia”; o encontro tem o objetivo de avaliar e discutir as políticas de saúde do Município com a participação de profissionais de saúde, gestores e comunidade em geral.

“É uma oportunidade para toda população nova-andradinense debater e apresentar sugestões de melhoria para a atuação da nossa Secretaria. Vamos avaliar e discutir propostas para atender as mais diferentes demandas da nossa comunidade e assim e aperfeiçoar os atendimentos de Saúde.”, disse o secretário de saúde Hernandes Ortiz.

Programação da 9ª Conferência:

7h - Credenciamento

7h30 às 8h -

Solenidade de Abertura;

8h às 8h30 - Aprovação do Regulamento da Conferência Municipal de Saúde;

8h30 às 9h - Intervalo

9h – 9h40 - Mesa Condutora: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

9h40 às 11h -

Eixos Temáticos: I - O Brasil que temos - O Brasil que queremos;

II - O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas;

III - Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; e

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

11h às 13h - Intervalo;

13h às 14h - Debate e elaboração de proposta;

14h às 16h -

Plenária Final: Aprovação do Relatório Final

Leitura e Votação das Moções e Propostas;

Eleição dos Delegados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde/MS;

16h às 16h30 - Coffee Break

16h30 às 17h - Foto Oficial e Encerramento.

Madrinha da Conferência

Nesta edição, a servidora pública aposentada Dulce Moreira Canto, popularmente conhecida como "Enfermeira Dulce", foi escolhida pelos organizadores como madrinha da Conferência, por sua contribuição e defesa do SUS.

Dulce Moreira Canto, nascida em 30 de março de 1952, no Distrito de Cabeceira do Apa, município de Ponta Porã, chegou na região de Nova Andradina no ano de 1969. Aqui, iniciou sua carreira profissional lecionando alfabetização em escolas rurais no Porto Primavera e no bairro da Festa, município de Batayporã.

Em 1972, ingressou no serviço público, atuando na antiga FUNSMAT - Fundação de Saude de Mato Grosso. Anos após, com a divisão do Estado, ingressa na prefeitura de Nova Andradina. Durante este período, Dulce também presta serviços em hospitais da cidade e, a partir de 1987, na Destilaria Nova Andradina, hoje Energética Santa Helena.

Popularmente conhecida por Enfermeira Dulce, a técnica em enfermagem, escolhida como madrinha da 9ª Conferência Municipal de Saúde, tem histórico de dedicação e amor incondicional pelo SUS. Hoje aposentada, Dulce cultiva seu carinho pela terra, pela natureza, residindo na zona rural de Nova Andradina.