Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Cb image default
William Gomes

No mês do Setembro Amarelo, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul uniu forças com o governo de Nova Andradina na mobilização em favor da valorização da vida e do combate ao suicídio. No Campus local, as ações foram organizadas pela professora de psicologia do CPNA, Luciana Codognoto. Nos demais campus, a temática também foi abordada. 

Cb image default
William Gomes

Foram desenvolvidas duas rodas de conversa com os alunos, durante o intervalo das aulas, abordando os temas: “Emoções, Sentimentos e Sofrimentos” e “Depressão, Suicídio e Mídias Sociais”, além de a confecção de materiais pelos alunos, durante as aulas, e exposição desta nos corredores da universidade.

Também foi realizada uma mesa-redonda para os alunos, professores, técnicos da universidade e a população em geral, abordando a importância do cuidado em saúde mental, mitos e realidades sobre o suicídio, redes de apoio e suicídio e questões de gênero. 

Cb image default
William Gomes

Em parceria com o Poder Público Municipal, a universidade foi às escolas particulares do município para debater, com os alunos do ensino fundamental e médio, formas de proteção e mitos e realidades sobre o suicídio.

“Estamos felizes com o resultado destas ações. Nossos alunos estão verbalizando mais sobre suas emoções e sofrimentos, muitos deles têm nos procurado em busca de ajuda profissional e a nossa intenção, a partir destas ações, é estabelecer mais espaços de diálogo e uma cultura do cuidado em saúde mental em nosso campus e também em nosso município”, encerrou a doutora em psicologia.