Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

500 doses ainda estão disponíveis à população em geral na UBS Central e na ESF de Nova Casa Verde.

Cb image default
Divulgação

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe alcançou sua meta em Nova Andradina, imunizando cerca de 12 mil pessoas dos grupos prioritários, fechando em 95,36% a cobertura dos públicos mais vulneráveis, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde computados na última quinta-feira (30), último dia da campanha no município.

Após o fechamento da campanha, sobraram 500 doses de vacinas no município, que a partir de hoje, segunda-feira (3), estarão disponíveis para atender o público em geral.

As doses estão divididas para a população de Nova Andradina (400 doses) e Nova Casa Verde (100 doses). Em Nova Andradina, as pessoas interessadas devem procurar a UBS Central, localizada na esquina das Ruas Melvin Jones e Milton Modesto. Em Nova Casa Verde, a vacinação já está liberada na ESF localizada na Rua Luis Claudio Josué, 468.

Meta superada

A meta de vacinação alcançou 100% nos grupos de puérperas – mulheres que deram à luz até 45 dias, entre os professores, trabalhadores em saúde e no total das pessoas em com morbidades ou outras condições clínicas especiais. Já entre os idosos o alcance foi de 98,57%; gestantes 91,54%.

O grupo de risco correspondente ao das crianças de seis meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), foi o único a ficar abaixo da meta de 90% de imunização ao Influenza, com 80,46% do total delas vacinadas, restando aproximadamente, 350 crianças sem a vacina.

Segunda dose às crianças e gestantes

A Vigilância Epidemiológica do município de Nova Andradina comunica que gestantes e crianças devem retornar às ESFs de seus respectivos bairros para receberem a segunda dose da vacina, considerando que as baixas temperaturas registradas neste período do ano aumentam os riscos desta infecção viral que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco.

Campanha 2019

A campanha que teve início em 10 de abril, terminou na última quinta-feira, 30 de maio. Até o momento, o município registrou apenas 1 caso suspeito de gripe, que aguarda ainda sua confirmação. A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.