Medida foi adotada pelo Departamento Municipal de Trânsito de Nova Andradina por orientação dos órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – Demtran, informa que as ações presenciais do Movimento Maio Amarelo 2020 serão transferidas para o mês de setembro, quando o cenário da pandemia de Covid-19 já deve ter mudado e também onde já é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.

A medida segue as orientações do Ministério da Saúde e atende a decisão da Coordenação Geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (CGET/DENATRAN/SNTT), juntamente com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Neste mês haverá somente campanhas digitais, por meio das redes sociais e sites, importantes ferramentas para alcançar o objetivo principal da campanha: reduzir o número de vítimas do trânsito.

Segundo o secretário Roberto Ginel, o Maio Amarelo vai levar a mensagem de um trânsito seguro mesmo sem o encontro de pessoas em 2020. É assim, divulgando os riscos que o trânsito apresenta por intermédio das ferramentas de comunicação que hoje temos, é que vamos chegar aos milhares de internautas”, frisa o secretário. E complementa: “Se puder, fique em casa, mas se tiver que sair respeite as leis de trânsito”.

Já a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Kelly Borba solicita a ajuda das pessoas na divulgação da campanha por meio de GIFs, de vídeos curiosos, de figurinhas, além é claro de mensagens de áudio, posts e stories em todos os canais mais populares que hoje fazem tanto sucesso, seja qual for a idade do internauta.

Com o tema “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”, esta edição do maio amarelo deixa claro que atitudes pequenas e simples podem salvar vidas. “Assim, as mensagens devem atentar para as condutas adequadas no trânsito como: respeitar os limites de velocidade da via; não beber, se for dirigir; não utilizar o celular ao volante; sempre usar o cinto de segurança e respeitar a faixa de pedestres”, completa Kelly.

Dados sobre acidentes de trânsito em Nova Andradina

Em 2019, segundo dados da Policia Militar, foram registrados 210 acidentes, sendo 05 com vítimas fatais. Em 2020 até o dia 31 de março foram registrados 51 acidentes, sendo 02 com vítimas fatais. Esse número pode ser reduzido com atitudes simples, como por exemplo: sair um pouco mais cedo de casa para que não seja necessário desrespeitar as leis de trânsito. Essas pequenas atitudes salvam vidas. Faça a sua parte e chegue ao seu destino em segurança.

Maio Amarelo

É uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014 e foi criada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.