Abordagens serão realizadas pelos agentes de trânsito nos principais cruzamentos da cidade a partir do dia 1º de agosto

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por intermédio do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran) de Nova Andradina, prepara uma ação com a finalidade de conscientizar condutores de veículos, motociclistas e pedestres para um trânsito mais seguro para todos e, ao mesmo tempo, elaborar diagnóstico das principais infrações de trânsito para a realização de futuras campanhas educativas.

As abordagens aos motoristas e pedestres serão realizadas pelos agentes de trânsito nos principais cruzamentos da cidade a partir do dia 1º de agosto, em vários momentos do dia. Tanto a Polícia Militar e como o Corpo de Bombeiros Militar são parceiros da Prefeitura nesta iniciativa.

Durante as abordagens e fiscalizações, os fiscais municipais de trânsito estarão observando os diversos comportamentos dos usuários das vias, tanto condutores, como ciclistas e pedestres, no cumprimento das normas de trânsito, será dado uma atenção especial no tocante a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, não falar no celular ao volante, não estacionar nas vagas exclusivas para idosos e deficientes, dentre outras normas previstas no Código Nacional de Trânsito.

Os fiscais de trânsito ao se depararem com uma infração, tanto dos condutores, como ciclistas e pedestres procurarão orientar os usuários do trânsito sobre a importância de se observar as normas do CTB para que tenhamos um trânsito mais humano e seguro.

“A proposta é conscientizar, alertar e chamar a atenção para o respeito e responsabilidade que todos devemos ter ao nos locomovermos pelas vias urbanas da nossa cidade. Internamente, as irregularidades visualizadas serão anotadas numa planilha para o levantamento de dados que irão compor o diagnóstico das principais infrações cometidas pelos condutores para a elaboração de futuras campanhas de trânsito, palestras e fiscalizações”, informa o departamento de trânsito do município.

Não há previsão para o término da campanha, pois o foco principal não é a punição com multas, mas a conscientização dos condutores de veículos para a redução de acidentes de trânsito e a preservação de vidas.