Profissional irá atuar na varrição das ruas, limpeza dos sanitários e demais áreas internas do Cemitério Público Municipal Santa Bárbara

William Gomes

A partir desta segunda-feira (25), a auxiliar de serviços básicos, Cristiane de Melo Nascimento será a responsável pela varrição das ruas, limpeza dos sanitários e demais áreas internas do Cemitério Público Municipal Santa Bárbara.

O cargo estava vago há mais de 3 anos e a nomeação atende a determinação do prefeito Gilberto Garcia, que solicitou um cuidado especial com a limpeza diária da necrópole de Nova Andradina.

William Gomes

A nova profissional passa a integrar o quadro efetivo de servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A função da nova servidora é manter toda a área interna do Cemitério limpa, proporcionando conforto aqueles que irão visitar os túmulos dos seus entes queridos e evitando a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Conforme informações do coveiro Júlio Cesar Ribeiro, que há mais de 7 anos trabalha no local, a nova contratação irá ajudar a manter o cemitério em ordem.

“Há alguns anos, o cemitério contava com uma auxiliar de serviços que realizava a limpeza dos quarteirões, porém, esta funcionária foi transferida para outro setor e nunca mais voltou a fazer parte do nosso quadro. Sozinho, não consigo dar conta de fazer a preparação das covas e dos túmulos durante o funeral e pela limpeza de quase 3 quilômetros de vias de acesso”, explica o coveiro.

No seu primeiro dia de serviço, Cristiane disse que está feliz por assumir a nova função e já faz novos planos. “Passei em terceiro lugar em ASB (auxiliar de serviços básicos) e não via a hora de ser chamada para assumir minha vaga no concurso. Eu estava desempregada. Agora vou poder proporcionar uma vida melhor para minha família”, declarou animada com a expectativa de se tornar uma servidora pública do município.

William Gomes

O secretário Roberto Ginel desejou boas-vindas a nova servidora e confirmou que o prefeito lhe indicou a necessidade de melhorar o ambiente do cemitério. “A presença permanente de uma funcionária irá tornar o ambiente mais limpo e acessível aos visitantes, digno à memória dos defuntos aqui sepultados que em vida participaram da história e do desenvolvimento do nosso município, explica Ginel.

Já os serviços de roçagem do mato, capina da grama, pintura de meio-fio e remoção de entulhos continuarão a ser feitos periodicamente por uma equipe volante, que atua nas praças, canteiros e demais áreas públicas.

Cuidados com a limpeza dos jazigos

O cuidado com a limpeza do cemitério também é de responsabilidade das famílias. É importante que tomem consciência da importância de manter a limpeza dos jazigos, e principalmente, tomar cuidado com os vasos de flores, onde podem ser encontradas larvas do mosquito.

“Para evitar a criação de focos do mosquito, é necessário encher os pratos dos vasinhos com areia até a borda, evitando o acúmulo de água. Também devemos estar atentos com outros objetos que possam acumular água, como as coroas de flores, que também podem acumular água”, enfatiza Ginel.

O cuidado também deve ser realizado com o depósito de lixo, como restos de vela e coroas descartadas, que devem ser armazenados dentro de saco plástico bem fechado, evitando assim, a entrada de água.