Objetivo é melhorar o escoamento da água, além de aumentar a vida útil do asfalto

Visando sanar problemas de acúmulo de água parada nos cruzamentos de ruas e avenidas, a Prefeitura de Nova Andradina trabalha na construção de canaletas de concreto.

Até o momento, 33 canaletas foram concluídas em diversas localidades que sofreram danos devido as chuvas ou ao escorrimento da água servida, lançada ilegalmente pelos proprietários de residências e empresas.

O objetivo desta ação é melhorar o escoamento da água, aumentar a vida útil do asfalto, melhorar as condições de trafegabilidade e mobilidade urbana. Os serviços são realizados pelas equipes de recuperação e conservação de vias públicas da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) com a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A sua execução é feita em duas etapas. Primeiro inicia o processo de preparação, compactação e nivelamento da base para que a água consiga fluir dentro da canaleta. Em seguida, a construção propriamente dita desta canaleta, onde o asfalto convencional dá lugar as armações de ferro, na base, sendo posteriormente concretado. O material utilizado é totalmente impermeável, o que faz com que não sofra com infiltrações.

A Semusp pede a compreensão e atenção dos motoristas aos locais interditados e informa que para a liberação dos cruzamentos onde os serviços já foram concluídos, é necessário obedecer um tempo de espera afim de que o concreto passe pelo processo de cura (secagem).