O trabalho de implantação começou esta semana. Outros pontos foram escolhidos para receber o dispositivo, de acordo com o fluxo de pedestres

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran), tem investido em sinalização e segurança do trânsito. Uma das iniciativas é a implantação de lombofaixas ou faixas elevadas para travessia em ruas com grande circulação de pedestres e proximidades das escolas.

A finalidade dos obstáculos é coibir o risco de atropelamentos e, consequentemente, salvar vidas. Esta semana, um dispositivo deste tipo está sendo construído em frente à Escola Municipal João de Lima Paes, na rua Artur da Costa e Silva.

A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres mais larga que os redutores de velocidade comuns. Fica na mesma altura das calçadas, formando uma passarela, e liga lado a lado da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas.

“A faixa de travessia facilita a passagem de portadores de necessidades especiais e pessoas em cadeira de rodas. É o que existe de mais moderno com relação à acessibilidade", informa o secretário da Semusp, Roberto Ginel.

A primeira experiência da instalação de lombofaixa foi realizada de fronte à Escola Municipal Pingo de Gente, situada na Avenida Rio Brilhante. O dispositivo de redução de velocidade deve ser implantado pelas equipes de manutenção e serviços em outras localidades, obedecendo o planejamento feito pela equipe técnica do Demtran.

A via está interditada para a passagem de veículos em frente à unidade escolar que recebe as melhorias, devendo ser liberada após a conclusão das obras.