foto: Bruno Seleguim

Com o objetivo de diminuir o consumo e economizar de maneira sustentável, a equipe do Departamento Municipal de Trânsito de Nova Andradina iniciaram a substituição das lâmpadas incandescentes por tecnologia LED em todos os semáforos da cidade. De acordo com a prefeitura, a troca deve proporcionar economia e maior eficiência.

Todos os 6 conjuntos semafóricos existentes em Nova Andradina tiveram as lâmpadas substituídas. Os trabalhos foram concluídos na semana passada. Segundo o secretário de serviços públicos, Roberto Ginel, o objetivo é ter melhor qualidade com mais eficiência do sistema. “No total, 72 lâmpadas incandescentes foram substituídas. Já receberam a nova tecnologia, os semáforos da Avenida Eurico Soares de Andrade, rua Vearni Castro e demais cruzamentos”, informa o responsável pelo setor.

foto: Bruno Seleguim

Esta ação permitirá uma maior segurança para o trânsito na cidade, já que a iluminação dos semáforos com LED é mais intensa e brilhante que as lâmpadas incandescentes, dando maior visibilidade para os motoristas e pedestres.

A nova instalação também reduz a manutenção, pois a vida útil da lâmpada é bem mais longa, o que representa uma redução de custos. A lente utilizada nos semáforos, chamada popularmente de “bolachas” possuem várias pequenas lâmpadas que funcionam de forma independente. Então, caso haja a queima de uma pequena quantidade de LEDs não afeta totalmente a transmissão do sinal luminoso, não atrapalhando o condutor.

“Realmente dá muita diferença na visibilidade ao comparar uma lâmpada com a outra. Essa de Led é bem mais forte e chamativa que a outra. Acredito que toda a sinalização trocada fará muita diferença tanto para os motoristas quanto para as pessoas que estão circulando”, avalia Ginel.