Com controle de acesso, o serviço atende de segunda à sábado, das 7h às 18h, e no domingo das 7h às 11h.

O descarte de entulhos é um problema em todos os centros urbanos do país, principalmente em cidades em franco desenvolvimento econômico, como Nova Andradina, que atualmente conta centenas de construções e reformas de residências, prédios comerciais e industriais, que juntos potencializam a geração de entulhos que precisam de um local para ser depositados dentro do que confere legislação.

Atendendo esta demanda, a Prefeitura conta com um amplo espaço para que a população descarte corretamente materiais inservíveis, como entulhos, pedaços de madeira e galhos de podas de árvores e jardins. Localizado nos altos do Bairro Campo Verde, entre as ruas Pastor Júlio de Alencar e Antônio Duarte, o terreno foi usado no passado para a extração de material para aterros de obras públicas e privadas e, hoje, a prefeitura permite que a furna que se formou seja recomposta através dos entulhos despejados por pessoa física, por empresas que atuam com caçambas de entulhos ou por agentes da limpeza urbana.

Para manter a organização e funcionalidade do espaço, a Semusp está implantando um sistema de controle de acesso para que munícipes e empresas façam corretamente o despejo destes materiais inservíveis, coibindo ações criminosas, como o descarte de lixo de qualquer outra natureza ou ações que prejudiquem os moradores da região, como incendiar materiais ou lançar cadáveres de animais domésticos a céu aberto.

Para melhorar este serviço, o acesso do depósito está recebendo benfeitorias, como a instalação de portão, reforma da cerca frontal e placas informativas. Com o apoio do Ministério Público Estadual, a prefeitura também vai instalar placas informativas em 50 pontos da cidade, especialmente em locais ermos, nas ruas limítrofes ao perímetro urbano popularmente conhecidas como “estradas boiadeiras” ou adjacências de regiões de matas urbanas.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos apela à população para que denuncie práticas ilegais quanto ao despejo de entulhos em locais proibidos. O órgão pede que seja realizado o registre fotográfico ou vídeo, para que a denúncia seja encaminhada à Cogecom através do e-mail cogecompmna@gmail.com para que a informação seja redirecionada aos fiscais. Orienta-se também que o denunciante acione a Polícia Militar Ambiental, pois o infrator poderá responder por crime contra o meio ambiente.

“Para o desenvolvimento sustentável do município é fundamental que tenhamos consciência dos tipos de resíduos que produzimos, sempre atentos à redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado. A cidade é nossa, a missão de mantê-la limpa também”, disse o secretário Roberto Ginel.

O ponto de recepção de entulho funciona em horário comercial de segunda à sábado, das 7h às 18h, e no domingo das 7h às 11h.