Operação foi solicitada pela ouvidoria municipal, que recebeu inúmeras denúncias sobre som alto, algazarras e outras atividades irregulares

A Prefeitura de Nova Andradina em parceria com as instituições militares, realizou força tarefa no último sábado, dia 30 de julho, com a finalidade de verificar eventuais irregularidades em estabelecimentos comerciais alvos de reclamação de som alto, descumprimento do horário de funcionamento e outras atividades em bares, postos de combustíveis e casas de bilhar que estariam prejudicando o sossego da vizinhança.

A ação teve a participação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demtran), setor de fiscalização de posturas e vigilância sanitária, em parceria com o 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina e a Polícia Militar (PM).

O secretário Roberto Ginel disse que a operação foi solicitada pela ouvidoria municipal, que recebeu inúmeras denúncias nas últimas semanas sobre som alto, algazarras e outras atividades irregulares em estabelecimentos no período noturno.

O Demtran promoveu a sinalização preventiva nos locais fiscalizados. Já os fiscais e a vigilância sanitária fizeram abordagens para verificar irregularidades no tocante às exigências municipais legais.

A polícia militar acompanhou a operação e se responsabilizou pelo policiamento ostensivo, a segurança e fiscalização dentre outras atribuições de suas competências.

O Corpo de Bombeiros Militar observou o cumprimento de medidas de segurança nos estabelecimentos como a obrigatoriedade da instalação de lâmpadas de emergência, extintores, rotas de fuga e a vigência do certificado de vistoria, além de outras normas exigidas para os postos de combustíveis como distância mínima de pessoas até a bomba e de uso de cigarros e outros produtores inflamáveis no local.

Segundo balanço do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Major Pablo, o foco da operação foi a orientação aos proprietários. “Sete estabelecimentos foram alvo da operação sendo 2 postos de combustíveis, 2 casas de bilhar, 2 bares e 1 hamburgueria. Não houve notificações e não foram encontradas nenhuma irregularidade”, informou o comandante.

Outras operações poderão ser realizadas posteriormente, caso as reclamações persistirem.