Cogecom

A Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), segue realizando serviços de manutenção e limpeza nas praças, roçada em canteiros centrais de avenidas e passeios públicos da cidade, além de retomar a operação tapa-buracos nas vias prejudicadas com as chuvas dos últimos meses.

As equipes que estão atuando nos serviços urbanos iniciaram os trabalhos de limpeza e roçada da grama alta pelo Cemitério Municipal. Nas praças do Bairro Horto Florestal, do Velório Municipal, das ‘Luzes’, da ‘Fogueira’ e do Ginásio de Esportes os serviços já foram concluídos, enquanto nas demais praças, conforme a programação da Semusp, os trabalhos serão finalizados ainda nesta semana. Já a operação tapa-buracos, muito mais complexa, dado o tamanho dos estragos causados com o excedente de chuva, as duas equipes que estão atuando levarão 30 dias para concluir o cronograma da Semusp.

Cogecom

O período chuvoso dos últimos meses do inverno e início de primavera surpreendeu pelas ocorrências de chuva acima da média pluviométrica histórica para os meses de agosto, setembro e outubro. A combinação de dias chuvosos com dias de sol e calor, foram determinantes para o rápido avanço da vegetação urbana e deterioração da pavimentação das ruas e avenidas, fatores que dificultaram a eficiência dos serviços.

Segundo o secretário Roberto Ginel, um grande levantamento foi realizado para calcular os danos causados às vias urbanas. Inicialmente, o secretário municipal de Serviços Públicos apontou que no momento, medidas serão tomadas, considerando que quase a totalidade da zona urbana receberá obras de implantação do esgotamento sanitário, que recortará o pavimento.

Cogecom

“O tempo chuvoso deteriora as condições das vias urbanas e são propícios para o crescimento dos gramados que compõem a paisagem da cidade, tornando a nossa atuação desafiadora. É uma verdadeira corrida contra o tempo. Mesmo assim, nosso trabalho é contínuo em todas as praças para que a população possa usufruir de maneira saudável e com mais segurança das áreas públicas”, disse Ginel.

O conjunto do trabalho da Semusp, envolve a conservação dos passeios públicos, preservação das arvores, manutenção de alambrados, instalação e manutenção dos brinquedos infantis nas praças, manutenção de campos de futebol gramados e de quadras para vôlei de areia e, ainda, dos equipamentos das academias ao ar livre.